Quando você realiza a revisão periódica do seu carro é possível que o técnico oriente realizar o alinhamento e o balanceamento das rodas, para isso é necessário entender o que esses termos significam e qual é, de fato, a importância desses serviços.

Alinhamento

Se você percebe que seu carro puxa para a direita ou esquerda quando você libera o volante por um curto período de tempo, você precisa verificar o alinhamento do seu veículo. O alinhamento do veículo é para ajustar os ângulos das rodas, mantendo-a perpendiculares ao solo e paralelas entre si.

Por que fazer alinhamento é importante?

Na maioria dos veículos, o alinhamento previne:

• O desgaste irregular dos pneus, aumentando a sua vida útil;
• O aumento do atrito do pneu no solo, contribuindo para a economia de combustível do veículo;
• O deslocamento do veículo, melhorando a dirigibilidade e a segurança.

Balanceamento

O balanceamento é necessário quando o peso do conjunto roda + pneu não é distribuído por igual por todo o pneu. O resultado das rodas desbalanceadas são salto e trepidações, que acabam reduzindo a vida útil da banda de rodagem e também pode causar um desgaste mecânico no carro.

O que é o balanceamento?

O balanceamento é adicionar peso em regiões da roda onde é necessário para contrabalancear as diferenças encontradas.

Estático e dinâmico?

Existem dois modos de balanceamento o “estático” que é feito com o conjunto parado e o “dinâmico” onde o conjunto é colocado em movimento de rotação. O balanceamento dinâmico corrige problemas que o estático não consegue. Aqui na PNEUS TEP fazemos o balanceamento dinâmico com chumbos de primeira qualidade. Dessa forma é medido as forças geradas pelo conjunto em rotação e com a adição do chumbo é obtido o equilibro dinâmico e estático do conjunto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *